CIPMOI (Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial)

O CIPMOI é o mais antigo projeto de extensão da UFMG. Tendo iniciado suas atividades em 1957, por meio de uma ação conjunta da Diretoria e do Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia, até hoje continua com sua missão social de qualificar mão de obra para de mercado de trabalho, contribuindo para a promoção do desenvolvimento, da cidadania e da inclusão social.
Durante sua existência, o CIPMOI já capacitou mais de 10.000 (dez mil alunos), contribuindo de forma efetiva com a empregabilidade de seus egressos, proporcionando-lhes melhores oportunidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Os tutores do curso são professores da Escola de Engenharia e de outras Unidades parceiras. Entretanto, os professores do CIPMOI são os alunos dos diversos cursos de graduação da Escola de Engenharia e de Unidades parceiras. Assim, o CIPMOI também contribui para melhorar ainda mais a formação do corpo discente da Escola de Engenharia.
Atualmente são oferecidas 300 VAGAS ANUAIS para formação de trabalhadores nas seguintes áreas: Mestres de Obras, Eletricistas Instaladores Prediais de Baixa Tensão, Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga, Soldador no Processo TIG em Aço, Desenhista da Construção Civil e Cadista para a Construção Civil.
Coordenador: Prof. Aldo Giuntini de Magalhães

Projeto INCLUIR (Projeto de Cidadania e Inclusão Social através do Voluntariado)

Este Projeto visa difundir as práticas do voluntariado por toda a comunidade acadêmica, reforçando junto aos jovens a relevância de se participar de atividade de apoio e ajuda, demonstrando a importância do Voluntariado na formação profissional, social e pessoal do cidadão. Através deste projeto apresentamos a UFMG como sujeito e agente no processo de mudanças e melhoria das comunidades local e regional, através de ações efetivas e transformadoras da realidade socioeconômica, política e educacional. Dentro deste Projeto é feito um levantamento das necessidades da comunidade de baixo poder aquisitivo, onde envolvemos as comunidades acadêmicas, governamental, política, empresarial, religiosa, ONG´s, entre outras, para ofertarmos produtos que facilitem a formação educacional, técnica e cultural do público alvo. O projeto conta com o apoio da Escola de Engenharia da UFMG, como sede do projeto, e com a intermediação da Fundação Christiano Ottoni.
Consolidado e apoiado por grandes parceiros, hoje, o Projeto INCLUIR oferece capacitação por meio de diversos cursos, quais sejam:

• Empreendedorismo e Negócios;
• Finanças Pessoais;
• Formação de Líderes;
• Formação de Voluntários;
• Noções Básicas de Direito;
• Inglês Instrumental Básico, Intermediário e Conversação para adultos e crianças;
• Português para Adultos: Nova Gramática e Produção de Textos;
• Curso de Reforço para Crianças (de 8 a 14 anos): Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, Física e Química; e outros.

Coordenação: Prof. Francisco Vidal Barbosa
Informações: E-mail da Coordenação Geral: coordenacaogeral@eicis.com.br

PRONATEC ENG (em construção)

Cursinho EQUALIZAR

O Cursinho Popular Equalizar é um Projeto de extensão idealizado pelos estudantes de Engenharia Química da UFMG e tem como intuito promover a inclusão social qualificada de adolescentes no mercado de trabalho através da inserção desses jovens ao ensino superior de qualidade.
O cursinho desenvolve suas aulas nas dependências da UFMG e se encontra registrado oficialmente como um projeto de extensão, contando com o apoio do Departamento de Engenharia Química, Fundação Christiano Ottoni e Escola de Engenharia. O Equalizar tem como missão causar impacto social significativo, oferecendo a jovens carentes de escolas públicas a oportunidade de um preparatório para vestibular gratuito. Desta forma o projeto visa contribuir para o papel da Universidade como transformadora da educação e da realidade social.
Coordenação: Prof. Marcelo Cardoso – EEUFMG